domingo, 14 de outubro de 2007

RESENHA: “A INTERNET E O NOVO PAPEL DO JORNALISTA”.

Ramos Filho

A Universidade do Estado da Bahia (UNEB) através do Departamento de Ciências Humanas (DCH) no Campus III de Juazeiro acertou ao aplicar a habilitação ‘Jornalismo em Multimeios’ no seu Curso de Comunicação Social. Estamos entre os pioneiros, aqueles que buscam tratar a informação de uma forma tão ampla neste país, pensando não somente nas mídias tradicionais, impressas ou eletrônicas, mas também neste novo modelo de jornalismo, via rede mundial de computadores, a internet, algo que ainda representa um grande desafio a ser vencido.

O texto em análise: “A Internet e o Novo Papel do Jornalista” de autoria da acadêmica portuguesa Inês Mendes Moreira Aroso procura esclarecer alguns pontos desta nova realidade vivenciada pelos profissionais de comunicação. Utilizando conceitos próprios ou reproduzindo o pensamento de outros estudiosos do assunto, a exemplo de Carl Stepp, Doug Millison, Arturo Merayo Perez e Maria Teresa Sandoval Martín, dentre outros, a autora nos convida a fazer uma reflexão sobre o futuro da nossa profissão com o advento destas novas tecnologias, e a respeito da própria atuação do jornalista, diante de tais ferramentas.



A primeira questão diz respeito à relação existente entre tempo e espaço na net, que em razão de sua virtualidade é completamente diferenciada dos demais meios. Na grande rede, as noções de horário e de distância para a noticia, simplesmente não funcionam como nos veículos convencionais. A matéria postada pelo emissor pode chegar com um profundo imediatismo ao seu receptor, como pode ficar dias, meses ou anos sem ser acessada, isso com uma abrangência mundial e com um número de usuários crescendo assustadoramente, a cada segundo. Sem horários pré-determinados, os sites e blogs de noticias já ameaçam o imediatismo do rádio. Usando o poder do som e da imagem, surgem como concorrentes diretos da TV e definitivamente representam um sério risco para os jornais e revistas, que tendem a desaparecer, dada a agilidade destes novos segmentos eletrônicos.

Outro fator intrigante está diretamente relacionado à ética e a propriedade autoral do conteúdo apresentado na internet. A autora até questiona se a proliferação da informação on-line ameaça a sobrevivência do profissional jornalista. Como qualquer um pode se apropriar ou até modificar textos, fotos, imagens e áudios disseminados na rede, supostamente o papel do jornalista como aquele que pauta, que cobre e que divulga os acontecimentos “gatekeeper”, não teria mais razão de ser. Contudo, Inês deixa bem claro que é preciso se reinventar, se adequar aos novos tempos, perceber que este é um caminho sem volta, que leva à convergência dos meios, tendo como protagonista a internet.

Ao invés de fugirmos, precisamos aprender a conviver com esta nova realidade. É isto que a disciplina ‘Jornalismo On-Line’ nos proporciona. Temos a certeza de que o Curso de Comunicação Social com a habilitação Jornalismo em Multimeios, da UNEB em Juazeiro, pode ser enquadrado com “vanguardista”, preparando profissionais moldados aos novos tempos.


RESENHA: “COMUNICAÇÃO DIGITAL E OS DESEQUILÍBRIOS E AS ESPERANÇAS EM TORNO DA DEFINIÇÃO DE UMA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO: EXPERIÊNCIA LATINO-AMERICANA”.

Ramos Filho
O professor Juciano de Souza Lacerda, no texto “Comunicação Digital e os Desequilíbrios e as Esperanças em Torno da Definição de uma Sociedade da Informação: Experiência Latino-Americana” expõe o seu pensamento sobre três questões distintas, a popularização da internet, o uso da rede para fortalecer os grandes conglomerados de comunicação do planeta e a sua utilização como espaço livre e democrático para a expansão de entidades que pregam a cidadania plena, sobretudo na América Latina.

O texto traz a contribuição de outros estudiosos desta temática. Como os demais pesquisadores da Web no processo de comunicação de massa, o professor Juciano tenta fazer uma co-relação entre os efeitos positivos e os negativos desta nova ferramenta de disseminação de informações. Ele lembra, no entanto, que sendo bem aplicada, esta nova tecnologia representa um salto de qualidade e novas possibilidades na atuação das organizações populares, que não dispõe de muitos recursos e de grandes meios, para divulgar suas ações.





Fica claro também no referido texto, que não dá mais para ignorar o poder da rede mundial de computadores e que nós profissionais de imprensa, formados ou em formação, precisamos nos atentar para a necessidade de estarmos aptos a utilizar a informática como peça fundamental em nosso trabalho cotidiano.

A sociedade da informação digital, via internet, vem causando uma revolução, como tantas outras provocadas anteriormente a cada descoberta, a exemplo da escrita, do telegrafo, do telefone, do fax, do rádio e da TV, mas com uma nova perspectiva, afinal a grande rede possui características próprias e uma complexidade não inerente à qualquer outro meio.

Por certo, o aprofundamento dos estudos sobre o Jornalismo On-Line, nos reserva enormes descoberta, haja vista que este novo modelo de construir a noticia está apenas no seu inicio.


Nenhum comentário: